Como surgem as varizes? – Dra. Nelise Marvulo Skip to main content

Você já se perguntou como surgem as varizes? Como médica vascular, estou aqui para desvendar esse mistério vascular e compartilhar um pouco de conhecimento com vocês!

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que surgem principalmente nas pernas. Elas são o resultado de um mau funcionamento das válvulas presentes nas veias, que normalmente ajudam o sangue a fluir em direção ao coração. Quando essas válvulas não funcionam adequadamente, o sangue acaba se acumulando nas veias, causando o alargamento e a formação das tão conhecidas varizes.

Mas quais são os principais fatores que contribuem para o surgimento das varizes?

1️⃣ Predisposição genética: Infelizmente, a hereditariedade desempenha um papel importante. Se alguém da sua família tem varizes, você tem mais chances de desenvolvê-las também.

2️⃣ Estilo de vida sedentário: A falta de atividade física regular e o hábito de passar muito tempo sentado ou em pé podem aumentar o risco de varizes. Portanto, vamos manter nossos corpos em movimento!

3️⃣ Gravidez: Durante a gestação, as varizes podem surgir ou se agravar devido às alterações hormonais e ao aumento do volume sanguíneo. Mas não se preocupem, geralmente elas tendem a diminuir após o parto.

4️⃣ Envelhecimento: Com o passar dos anos, as veias perdem sua elasticidade natural, tornando-se mais propensas a dilatações e varizes.

É importante lembrar que cada caso é único, e um diagnóstico preciso só pode ser feito por um médico especialista. Se você está preocupado com varizes ou apresenta sintomas como dor, inchaço ou sensação de peso nas pernas, agende uma consulta para uma avaliação completa.

E não se esqueça: prevenir é sempre o melhor remédio! Manter um estilo de vida saudável, praticar exercícios físicos regularmente e elevar as pernas quando possível podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver varizes.

Espero que essas informações tenham sido úteis! Fiquem atentos ao cuidado com a saúde vascular e não deixem de compartilhar essas dicas com seus amigos e familiares. Juntos, podemos cuidar das nossas pernas e manter a saúde em dia!

#Varizes #SaúdeVascular #Prevenção #CuideDasSuasPernas

Leave a Reply

A obstrução do fluxo de sangue dentro de uma veia por um trombo (sangue na forma sólida) caracteriza a trombose venosa. Em geral esse problema acontece por alteração na consistência do sangue, na velocidade de fluxo dele dentro do vaso ou por lesões diretas na parede da veia. Tais situações podem ser encontradas em pacientes acamados, imobilizados, submetidos a cirurgias longas, pacientes que receberam medicações endovenosas, que sofreram algum traumatismo nos membros, que tiveram infecções graves, doenças do sangue, pacientes com câncer ou em tratamentos oncológicos, gestantes ou pacientes em uso de hormônios, etc. A trombose venosa pode causar inchaços, normalmente acometendo apenas um dos membros, de forma súbita, com piora progressiva, sem melhora com o repouso, acompanhado de dor no membro, podendo ter surgimento de vasos mais evidentes sob a pele e alterações na cor do membro, que pode ficar mais avermelhado ou azulado. No entanto, alguns pacientes não apresentam nenhum sintoma desses e a suspeita deve ser feita quando existe a presença de algum dos fatores de risco já mencionados anteriormente. Seu diagnóstico e tratamento são importantes pois, na fase aguda, existe um risco do trombo/coágulo se desprender da veia e migrar para os vasos do pulmão, causando a temida embolia pulmonar, que pode ser fatal. Na fase tardia, a trombose pode evoluir com um quadro chamado Síndrome pós-trombótica, com aparecimento de inchaço, varizes, escurecimento da pele da perna, alterações na espessura da pele e até surgimento de úlceras de difícil cicatrização. O tratamento, na maioria das vezes, é feito em casa com medicações orais denominadas anticoagulantes a fim de evitar o aumento dos coágulos e facilitar a estabilização dos mesmos. Além disso, o uso de meias elásticas de compressão, orientações quanto a correta execução de atividades físicas e cuidados com a pele são fundamentais para uma boa evolução e qualidade de vida!

As causas de dores nas pernas são inúmeras e uma das mais frequentes é a doença venosa (Insuficiência Venosa Crônica). A compreensão dos hábitos de vida de cada paciente, do seu histórico de saúde e comorbidades atuais, bem como um exame físico e ultrassonográfico com doppler detalhado permitem a diferenciação do diagnóstico e a proposta de tratamentos eficazes e possíveis de serem realizados no dia-a-dia de cada um.

Os equipamentos de realidade aumentada iluminam a área de interesse na pele com uma luz infravermelha inofensiva que, devido às suas características, é absorvida pelo sangue . Por causa dessa absorção, uma ”imagem” da posição do vaso pode ser representada na pele da área onde há a maior concentração de sangue (no caso, as veias). Essa representação facilita identificarmos veias nutridoras de vasinhos e telangiectasias, não visíveis a olho nu por estarem sob a pele e não identificadas ao ultrassom por serem muito superficiais e pequenas para serem definidas pela tecnologia ultrassonográfica.

A adequada visualização dessas veias nutridoras facilita a sua punção durante o tratamento, permitindo a identificação do vaso e acompanhamento em tempo real da injeção das substâncias esclerosantes em sua luz, levando a melhor precisão na punção, menor quantidade de punções e mais eficácia no tratamento. Permite, junto com a associação de exame físico adequado e utilização do ultrassom doppler, que todas as veias envolvidas no quadro apresentado por cada paciente sejam tratadas adequadamente.

Outra utilidade da realidade aumentada é facilitar a marcação das veias a serem retiradas nos procedimentos cirúrgicos de tratamento de varizes. Essa tecnologia permite que as incisões sejam feitas com exatidão, minimizando sangramentos, hematomas e cicatrizes, com recuperação mais rápida e excelentes resultados estéticos e funcionais da cirurgia.